sábado, 9 de fevereiro de 2019

Scoliosis - Erik Dalton( Myoskeletal Alignment Techniques -MAT)

Se há muito quem não saiba o que é a Escoliose, há quem sofra a vida inteira com dores intensas causadas por uma deformidade que se manifesta  geralmente na infancia /adolescência. Por isso, a detecção da escoliose no estágio inicial é muito importante para assegurar a não progressão do grau de deficiência .
O termo escoliose tem origem da palavra grega skolios  que significa torta ou curvada. Foi adoptado originalmente por   Hipócrates ( considerado o  pai da Medicina)  para denominar esta doença.

 Actualmente  caracteriza- se esta deformidade não só  pelo  desvio lateral da coluna vertebral em forma de "C" ou "S",  mas também  pela consequente rotação  das vértebras.  Assim, existe  um desequilíbrio tridimendisional da coluna vertebral que deve ser analisado ao olhar para uma pessoa de lado (há  curvas  exageradas ou a falta delas) de frente ou de costas  (há desvios  laterais ou escoliose) e de cima para baixo (vêem-se as rotações através  do desalinhamento na bacia e/ou  cintura escapular : há quem diga que tem uma perna mais comprida que a outra ou/ e um ombro muito mais alto )
 Embora a escoliose seja uma deformidade mais comum nas raparigas , aparece também, e cada vez mais frequentemente,  em rapazes.
    Neste vídeo afirma-se que Brice, cuja escoliose estrutural  foi detectada aos 15 anos,  pratica exercício físico regularmente  desde muito novo (artes marciais), o que lhe   proporciona flexibilidade articular e que foi o facto de ter feito yoga e de ter recorrido a métodos alternativos à cirurgia que lhe permitiu compensar a escoliose e não ser sujeito a uma complexa e arriscada operação.


(É pena que o vídeo esteja cortado) 
 
A escoliose é um  desequilíbrio da coluna vertebral  do qual derivam o desalinhamento anatómico ( esqueleto, órgãos, músculos , fascias) e postural,  rigidez articular , insuficiente  amplitude de movimento e ...DOR. Qualquer método de exercício físico e técnicas não cirúrgicas de realinhamento ou reeducação postural de pessoas com escoliose  devem incluir exercícios respiratórios , flexões laterais e  de rotação, torção. 

    
Aliás, os maus hábitos posturais associados ao modo e ritmo de vida modernos , fazem com  que os problemas de coluna sejam um mal comum dos nossos dias.
 Há tempos, um comentador televisivo dizia que só via os programas em que participava quando ia ao ginásio : olhava para a televisão enquanto caminhava na passadeira.
 A ligeireza com que se faz uma afirmação destas, revela a forma como geralmente se encara o exercício físico e é natural nos tempos que correm. Leva-se a rua  para dentro daquelas paredes, onde a p
ropriocepção, a concentração e o foco, a precisão e a respiração são absolutamente desvalorizados. 
A responsabilidade  não é  sequer de quem pratica, mas de quem promove a prática de exercício físico neste contexto, desta forma.   
Televisão no ginásio? Um enorme contra-senso|.
Exercício físico inteligente? Viva o bom senso .
LCB

Sem comentários:

Enviar um comentário