sábado, 12 de janeiro de 2019

Alfredo Keil - O meu lindo país azul

Alfredo Keil (1850-1907) 
O meu lindo país azul (My beautiful blue country) 
Luís Pipa, piano


Pergunta-se ( José Alexandre- YouTube) a data desta peça e se é anterior ou posterior À Portuguesa , o nosso Hino Nacional . Há   quem revele saber  seguinte:
"A peça para piano é anterior ao texto e à conotação política. Na verdade, Alfredo Keil era um nacionalista mas com poucas pretensões a revolucionário. Um colaborador e amigo, Henrique Lopes de Mendonça, o libretista da ópera  "A Serrana"* (a obra prima do compositor) apropriou-se da peça e juntou-lhe um texto que se tornou num símbolo de protesto contra o Ultimato Inglês e a passividade de D. Carlos.

Keil viria a lamentar amargamente o compromisso da sua peça na luta política contra a sua vontade pois isso provocou a rejeição de todas as suas óperas dos teatros nacionais, e obrigou-o a para itália.
Infelizmente, não viveu para exigir à república a sua reabilitação como compositor do Teatro Nacional de S. Carlos.

Com o tempo, múltiplas "variantes" da marcha original foram surgindo até que em 1957, Mário de Sampaio Ribeiro faz publicar em Diário da República uma versão revista e consensual, adaptada para ser mais confortável à voz de qualquer cidadão. É a melodia que hoje conhecemos. As orquestrações mais relevantes foram realizadas por Frederico de Freitas e Joly Braga-Santos."

(bergkalis- YouTube)

*https://youtu.be/reUYo6TOe00

Sem comentários:

Enviar um comentário