domingo, 29 de abril de 2018

Amor Estrábico




Não que se lembrasse do "Ai ! tão pequenina e já d'óculos",  com que a gente que à sua volta se juntava a brindava num misto de espanto e comiseração . Era a mãe quem, mais tarde , lhe falava por graça desse episódio da sua infância.

Mariazinha tinha sido estrábica , foi operada cedo por volta dos cinco anos. Uns óculos minúsculos de massa esverdeada, tapados no olho esquerdo com adesivos pardos , continuavam no seu quarto e as fotografias da altura davam-lhe uma ideia da imagem que tinha nessa época.

(Aos seis tiraram-lhe as amígdalas, mas deram-lhe gelados em barda e uma espécie de mazagran de cevada que lhe ficaram para sempre na memória.)


Até aos cinco anos Mariazinha dava nas vistas, por assim dizer, chamava a atenção. Não fora um olho desalinhado, teria sido uma criança que passava despercebida.

Foi o que aconteceu mal o olho foi ajustado. Deixaram de reparar nela.

Cresceu pouco e c
resceu muito sozinha. Acanhada, os amigos que tinha contavam-se pelos dedos. Tornou-se uma mulher pequena , solitária e tímida

Um dia conheceu um homem muito grande, sedutor, manipulador.. Impunha-se, não a largava.

No calor de uma questiúncula ele atirou-lhe que ficava linda quando se irritava, porque os olhos viajavam às avessas , cada um para seu lado.

Aí sim: veio-lhe à cabeça o " tão pequenina já d'óculos", tantas vezes falado, mas nunca sentido.

-Como adivinhaste? - perguntou-lhe amarela-atónita

-Adivinhei o quê??!!! - retorquiu vermelho-fúria

-Que fui estrábica...

-Adivinhei nada , não foste: és!


Estupidamente, apaixonou-se por ele. Casaram no mês seguinte, prendeu-a até morrer.

LCB




1 comentário: