Lordose é uma das curvaturas da coluna verterbral (para dentro). Quando vista de frente a coluna é recta, porém quando a observamos de lado ela possui quatro curvaturas fisiológicas, duas voltadas para trás e duas para frente. As curvaturas que possuem a concavidade voltada para trás chamam-se lordoses. Entre as lordoses temos a cervical, que fica na região do pescoço, e a lombar, mais perto do abdómen. Quando há alguma alteração nestas curvaturas dizemos que existe um problema de lordose.
As curvaturas que são voltadas para a frente chamam-se cifoses. Estas são estruturas primárias do corpo humano, já que o seu desenvolvimento se dá ainda no período embrionário. As lordoses são secundárias, pois só são adquiridas quando a pessoa aprende a manter a coluna erecta. Estas curvaturas secundárias possuem grande mobilidade e são consideradas extremamente importantes para o movimento.
Qualquer espécie de alteração nestas regiões da coluna vertical influi no organismo como um todo e pode levar a quadros patológicos. Um aumento na curvatura da lordose recebe o nome de hiperlordose. A redução desta, de hipolordose ( Flat Back)
Este vídeo ensina a corrigir a hipolordose de forma simples e eficaz .
Excelente, a sugestão de pensarmos na bacia como um balde cheio de água, tão usada nas aulas de pilates.
Sem comentários:
Enviar um comentário