Nem só de concertinas, chulas e viras é feito o folclore minhoto. Nesta região canta-se muito e bem , de forma muito própria. Vulgarmente desvalorizados, como se tratassem de gritos e vozes esganiçadas, os cantares do Minho são afinadíssimos nos seus tons agudos e ricos nas palavras. Pena é que não sejam mais divulgados ( ao contrário do que acontece relativamente ao que se canta noutras regiões, nomeadamente o Alentejo) e que, pela internet fora, pululem vídeos de registo de som e imagem de péssima qualidade. É uma coisa que me custa a compreender .
Por isso, hoje publico um belíssimo filme realizado há muitos anos .
Nas palavras de José Luís da Rocha Paris a quem agradeço esta oportunidade " Este vídeo (...)foi filmado em Vila Praia de Ancora há muitos anos pelo menos 15 anos. Mesmo 17 anos. Por um lado foi Jean-Pierre Bertrand quem o filmou e por outro lado eu próprio. Infelizmente nessa altura a minha câmera que era muito boa não chegava para dar toda a luz a essas cantadeiras do Neiva"
Mas as Cantadeiras do Vale do Neiva existem ainda hoje e, na minha opinião, são um dos melhores grupos de cantares do Minho da actualidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário