Retorno de Pilates à Alemanha:
Conhece Rudolf von Laban,dançarino, coreógrafo, considerado como o maior teórico da dança do século XX,( dedicou a sua vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento), que incorpora técnicas de Pilates nas suas aulas.
Convite do governo
para treinar exercito alemão. Recusa ou (noutra versão) abandono do cargo ao
fim de pouco tempo.
Emigra para EUA. Durante a viagem conhece a mulher, Clara ,
educadora de infância, que sofria de artirite.Joseph Pilates interessou-se pela
doença dela e treinou-a procurando melhorar a sua condição física.
Clara e Joseph estudio em NY , no mesmo edifício do NY Citty Ballet . Vários bailarinos de renome reconhecem e comprovam os benefícios do método: desenvolvimento da força muscular, controlo corporal e flexibilidade. Ao mesmo tempo , os exercícios nos aparelhos mostrou-se eficaz na reabilitação das lesões típicas da dançaO Metodo Pilates começa a ser comhecido e reconhecido fora do mundo da dança: é procurado por pessoas de outras áreas e profissões, sem e com limitações físicas que pretendem melhorar o seu condicionamento, a sua aprência ou controlo corporal.
Notas: a) As Partes 1 e 2 e deste documentário podem ser vistas nos posts imediatamente anteriores.
b) Trata-se de um trabalho que tem interesse do ponto de vista histórico, também pelos filmes e fotografias que contém. Grande parte da vida de Pilates( entre a infância e a idade adulta, até por volta dos 32 anos) é desconhecida e obscura.
Existem trechos que poderão ser considerados inexactos, tanto mais que Pilates não deixou quase nada escrito. Por exemplo, o episódio em que se relata que Pilates recusou o convite para treinar o exército alemaõ. Há quem , v.g.Jennifer Pilates (http://www.jenniferpilates.com/ ), afirme que ele aceitou o convite.
c) O documentário não está completo. Resolvi publicá-lo mesmo assim, na esperança de que,em breve, seja finalizado.