A partir da morte de Clara em 1977, dez anos depois da morte de Joseph, os alunos de Pilates abriram os seus próprios Estúdios. Alguns mantiveram-se fiéis à forma original ortodoxa, como Romana Kryzanowska, outros acrescentaram os seus conhecimentos aos princípios que receberam, criando a sua própria linha de trabalho, como Carolla Trier, Ron Fletcher, Kathy Stanford Grandt, Eve Gentry e Bruce King.
Ron Fletcher, que era bailarino de Martha Graham, procurou Joe devido a um problema de joelhos crónico, treinou e estudou com ele desde 1940 e , em 1970, abriu um estúdio em Los Angeles que atraiu muitas estrelas de Hollywood. Acredita-se que tenha sido o grande responsável pela divulgação da técnica pelo mundo.
De 1968 a 1971 – após a morte de Joseph Pilates – Ron estudou com Clara Pilates. Nessa altura começou a forjar a ideia de dedicar o resto de sua vida ao desenvolvimento, evolução e disseminação do método Pilates.
Encorajado por Clara, continuou a desenvolver o método Pilates, incorporando conceitos e técnicas, como a Respiração Percussiva, Fletcher Towelwork, Floorwork e Barrework.
Em 2003, Ron , viu reconhecidos o The Ron Fletcher Program of Study (Programa de Ron Fletcher de Estudo – em tradução livre), que incluía um currículo abrangente e uma escola desenvolvida a fim de divulgar sua visão única do método Pilates. O Programa foi formalmente reconhecido e certificado em 2007 e é actualmente ensinado nos Estados Unidos, bem como em 8 outros países do mundo.
Ron Fletcher será homenageado a 5 de Maio de 2012,em Tucson ,Arizona,EUA.