domingo, 12 de março de 2017

O desenho na óptica do Arquitecto SIza Vieira


 As várias Visões de Alvaro Siza Vieira(excerto de entrevista - Ágata Xavier, Revista Sábado, nº 670)

(...)
Usa alguma caneta para desenhar?

Normalmente é uma Bic que é mais prática e tem qualidade. Lembro-me que fiz uns desenhos, há uns anos já, para uma pousada que queria ter uns desenhos meus nos quartos. Muitos deles fiz em esferográfica, outros, em determinada altura achei que se exigia mais qualidade, então fiz com caneta de tinta da Pelikan. Acontece que com o passar dos anos os desenhos de tinta começaram a desaparecer e os feitos a esferográfica estavam impecáveis.


É mais fácil transmitir uma ideia se a desenhar?
Transmitir uma ideia depende da vontade e da disponibilidade do interlocutor, se ele não quiser aceitar aquela ideia, ela não se transmite.

A relação entre o que pensa e o que desenha é fluída?
Sim, com alguns sobressaltos, muitos desvios, mas, sim, faz parte do pensar. Há um célebre artigo do Álvaro Aalto em que refere exactamente que quando bloqueia o pensamento, muitas vezes desenhando sem qualquer relação com o dilema a resolver, surge a ideia para desbloquear o que estava encravado.

O desenho está na base de tudo?
Às vezes ouço pessoas dizerem que não têm jeito nenhum para o desenho. Só não o desenvolveram , porque jeito tem toda a gente. Qualquer criança faz desenhos maravilhosos, mas muitas vão perdendo, porque essa natural apetência não é apoiada.
 (...)



Veja mais em:

http://www.archdaily.com.br/br/01-48388/arte-e-arquitetura-desenhos-ao-jantar-alvaro-siza


Urban Sketchers Portugal: Troca de desenhos com Siza Vieira: Não logo a seguir, mas depois das muitas pessoas terem deixado o Auditório e ainda com jornalistas e arquitectos à volta do Siza Vieira (de ...

Sem comentários:

Enviar um comentário