quinta-feira, 13 de abril de 2017

Roberta Sá, António Zambujo e Yamandú Costa | "Eu Já Não Sei"

  Esta canção parece  ter como autores Domingos Gonçalves da Costa( letra) e Carlos Rocha( música), mas, também há quem diga que é de Manuel Fernandes... Eu ( já) não sei.
               
  Foi a a minha Mãe quem me deu a conhecer  António Zambujo, há  anos, quando me deu o seu primeiro CD . Apreciadora do fado tradicional e muito crítica em relação às "modernices"  que estragam a canção nacional,  estava no entanto maravilhada com os "trinados deste rapaz".   Ouvi-o durante meses nas viagens de carro e este é, desse álbum, um dos temas da minha eleição.
Há, além do canto , muito mais encanto do que o que existia em versões  antigas como a de Alberto Ribeiro ou a de Carlos Ramos, um fadista que conheço quase desde que nasci. Bem sei que os tempos são outros, os meios imensos, a liberdade de interpretação enorme, mas é notável a forma como António Zambujo consegue tornar as canções tão sentidas, tão suas ... Realmente macia e intimista, a marca inconfundível que deixa por onde passa. ( há  quem não goste .. Já sei)  
  Roberta Sá e Yamandú Costa são dois músicos admiráveis e é também por causa deles que esta versão  é uma preciosidade .
   Um encontro  simples e pouco elaborado  (outras das razões porque gosto de A. Zambujo), que é um exemplo do que em todo o lado se faz e em Portugal,  embora se dêem já alguns passos, é tudo muito avaro, pequenino, talvez de acordo com o tamanho do nosso País... ou não.
  "Há brilhos e brilhos e o teu pode não ficar bem com o meu, sei lá..."
   Ora... Todos sabemos que fazem um brilharete os artistas  que se juntam , trocam experiências e dão ao mundo o prazer de as ouvir e ver



Sem comentários:

Enviar um comentário