sábado, 4 de março de 2017

Ternura de-K-Ximbinho( Sebastião Barros- 1917 —1980)

Nem só de samba vive a musica brasileira.

O choro, popularmente chamado chorinho, é um género de música popular e instrumental brasileira que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX.

O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e, ao longo dos anos, transformou-se num dos géneros mais prestigiados da música popular do Brasil. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão e os géneros musicais europeus da época
A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho - a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas -, mas com o desenvolvimento do género, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.

O choro é visto como o recurso que o músico popular utilizou para executar ao seu estilo, acrescentando-lhe emoção e sentimento (de forma “chorosa”), a música europeia, importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX.

(ler mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Choro)


 Depois de várias voltas cheguei à conclusão de que,
no que diz respeito às versões que existem deste tema, tenho dois amores. Não sei de qual gosto mais. Acontece.  

A) versão, ao vivo, dos Ó do Borogodó




B) versão, em estúdio, de Paulo Moura ( Clarinete)
   Zé da Velha (trombone),
   Raphael Rabello (violão de 7)
   César Faria (violão)




Sem comentários:

Enviar um comentário