sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Teresa Tarouca - Cai chuva do céu cinzento ( Festival RTP- Entre Act)

 "Cai chuva do céu cinzento que não tem razão de ser. Até o meu pensamento tem chuva nele a escorrer". 
 O registo deste fado, baseado num poema  de Fernando Pessoa,  foi particularmente difícil de encontrar 
 Teresa  Tarouca é uma das grandes fadista de sempre,que tem sido desvalorizada e quase votada ao esquecimento.  Não tem razão de ser.


Cai chuva do céu cinzento
Que não tem razão de ser.
Até o meu pensamento
Tem chuva nele a escorrer.


Tenho uma grande tristeza
Acrescentada à que sinto.
Quero dizer-ma mas pesa
O quanto comigo minto.


Porque verdadeiramente
Não sei se estou triste ou não.
E a chuva cai levemente
(Porque Verlaine* consente)
Dentro do meu coração.
Fernando Pessoa, 15-11-1930.



*"Paul Verlaine  foi um poeta francês que, entre outros, escreveu "Il pleure dans mon coeur" , um poema muito conhecido pela alusão à tristeza usando a imagem da chuva caindo dentro do coração (como o choro).
Daí Fernando Pessoa usar a expressão "porque Verlaine consente".
Além de ser uma alusão à imagem em si, é uma homenagem ao grande poeta francês." *

Sem comentários:

Enviar um comentário