quinta-feira, 28 de março de 2013

Gostava de gostar de gostar


Gostava de gostar de gostar
Um momento...Dá-me de ali um cigarro,
Do maço em cima da mesa de cabeceira.
Continua...Dizias
Que no desenvolvimento da metafísica
De Kant a Hegel
Alguma coisa se perdeu.
Concordo em absoluto.
Estive realmente a ouvir.
Nondum amabam et amare amabam (Santo Agostinho).
Que coisa curiosa estas associações de idéias!
Estou fatigado de estar pensando em sentir outra coisa.
Obrigado. Deixa-me acender. Continua, Hegel...

Álvaro de Campos ( heterónimo de Fernando Pessoa ,1888-1935)

domingo, 24 de março de 2013

Bebo Valdes (8 de outubro de 1918/ 22 de Março 2013)

 http://www.iol.pt/push/musica/bebo-valdes-morte-obito-cuba-jazz-tvi24/1432189-6188.html

A razão do atraso desta publicação está na necessidade de corrigir com exactidão o título do primeiro vídeo, que  sabia de antemão estar errado.Tratando-se de um trecho de Jazz  não foi  tarefa  fácil. 
Bebo Valdes não toca Lágrimas Negras.  Começa com  G. Gershwin,  continua  o standard "Wilow Weep for Me" de Ann Ronel(1932)  e vai intercalando com George Gershwin  noutras frases ou momentos.
 As composições  interpretadas nos vídeos que se seguem são de B. Valdes. Não sei se também é o autor das letra de "Tres Palabras"(   composta para Nat King Cole ) e de "Lágrimas Negras" aqui cantada por Diego El Cigala.    




Bebo Valdes com o filho, Cucho Valdez -Tres Palabras 



Oye la confesión
De mis secretos.
Nace de un corazón
Que está desierto.
Con tres palabras
Te diré todas mis cosas
Cosas del corazón
Que son preciosas.
Dame tus manos, ven,
Toma las mías
Que te voy a confiar
Las ansias mías.
Son tres palabras
Solamente mis angustias,
Y esas palabras son:

Cómo me gustas!

Dame tus manos, ven,
Toma las mías
Que te voy a confiar
Las ansias mías.
Son tres palabras
Solamente mis angustias,
Y esas palabras son:

Cómo me gustas!


Lágrimas Negras


Y aunque tú me has echado en el abandono y
aunque tú has muerto mis ilusiones en vez
de maldecirte con justo encono y en mis
sueños te colmo, y en mis sueños te
colmo de bendiciones

Sufro la inmensa pena de tu extravío
siento el dolor profundo de tu partida y lloro sin
que tú sepas que el llanto mío tiene
lágrimas negras, tiene lágrimas
negras como mi vida

Y aunque tú me has echado en el abandono y
aunque tú has muerto mis ilusiones en vez
de maldecirte con justo encono y en mis
sueños te colmo, y en mis sueños te
colmo de bendiciones.

Sufro la inmensa pena de tu extravío
siento el dolor profundo de tu partida y lloro sin
que tú sepas que el llanto mío tiene
lágrimas negras, tiene lágrimas
negras como mi vida

Ay, en el guadalquivir mis gitanas lavaban
pañuelos de blanco y oro que yo te daba que
yo te daba

Agua del limonero agua del limonero si te
acaricia la cara tienes que darme un beso

Tú me quieres dejar ay, yo no quiero
sufrir contigo me voy flamenca y aunque me cueste
morir contigo me voy gitana y aunque me cueste
morir


sábado, 23 de março de 2013

História do método Pilates: Eve Gentry

Uma das ex-alunas de Joe Pilates,  Eva Gentry , relembra Joe e Clara, o estúdio original de NYe define o método Pilates como, mais do que um sistema de exercícios, um conceito ou filosofia de vida.



Eve Gentry was a modern dancer who helped found the Dance Notation Bureau in New York City and later established in 1991 with Joan Breibart and Michele Larsson the Institute for the Pilates Method in Santa Fe, New Mexico. She was an original disciple of Joseph Pilates, and a master teacher of his technique to generations of instructors.

Persistent back and knee problems led her to investigate, and later teach, a system of physical conditioning devised by Joseph Pilates. She taught "Contrology" at the Pilates Studio in New York from 1938 through 1968. Gentry also taught "Pilates" in the early 1960s at New York University's, Tisch School of the Arts Theater Department. In 1968 she moved to New Mexico, where she established a Pialtes Studio on Camino de la Luz and, in 1991, an institute devoted to the Pilates method.
In 1979, she was given the "Pioneer of Modern Dance Award" by Bennington College. She was also deemed a Living Treasure by the State of New Mexico. 

She died on June 17, 1994, at her home in Santa Fe. She was 84.

The lady in this video is Eve Gentry:





Extraordinária a forma como Eve Gentry foi reabilitada, após uma mastectomia, por Joseph Pilates:
http://pilates.about.com/b/2012/07/09/dont-worry-we-fix-joseph-pilates.htm 


Eve Gentry ensinando Pilates:






quinta-feira, 21 de março de 2013

Já - Alexandre O'Neill





já não é hoje ?
não é aquioje?

já foi ontem?
será amanhã?

já quandonde foi?
quandonde será?



eu queria um jàzinho que fosse
aquijá
tuoje aquijá

segunda-feira, 18 de março de 2013

The Civil Wars - Billie Jean (Live)

Química...sorrisos que também se sentem  na voz, nesta brilhante interpretação " a dois"  do famoso original de Michael Jackson.

domingo, 17 de março de 2013

Matt Luck e Emma Portner.

When movement is poetry....

Dancing In The Dark



Choreographed and danced by Matt Luck and Emma Portner. Music by Ben Howard and Yael Naim. Filmed by Christian

Beasley. Edited by Matt Luck.



Staring at the Stars



Music by Passenger- Choreographed and danced by Emma Portner & Matt Luck- Filmed and edited by Matt Luck.

Lizz Wright - Coming Home


When less is more.... 

Profundo....Magnífico!


quarta-feira, 13 de março de 2013

O Papa do fim do mundo....gostei da expressão , do humor, do sorriso e da ideia de proximidade que transmitiu do alto daquela janela.
Será muito pouco? Não, neste caso pouco é muito.

domingo, 10 de março de 2013

Gilberto Gil toca e canta e Caetano Veloso ginga

Que momento!
Samba "todo sacudido"... Sei nome não .... alguém sabe?



`
Este samba chama-se "Máquina do Tempo" ( Miguel Pacheco Viana- obrigada!). 

  


sábado, 9 de março de 2013

Entrevista feita por Marie Beynon Ray a Joseph Pilates em 1934 , publicada na Revista Readers Digest



Artigo de Entrevista com Joseph Pilates - Physio Pilates from Physio Pilates


Nota: O artigo  original,  em inglês, poderá ser lido usando as funcionalidades deste slideshare, nomeadamente o zoom e o ecran inteiro


Tradução (português do Brasil):


Eu me encontrei com uma velha conhecida outro dia que eu não via há dois anos, e quase passei direto porque ela estava, não mais velha, mas tão mais nova. Tratamento facial, tratamento endócrino, será que se apaixonou? Nada disso. Não era o rosto que estava mais jovem – mas também não é o rosto que envelhece primeiro. É o corpo que se torna flácido e encurvado...

“O que eu tenho feito”, minha amiga admitiu, “é freqüentar uma academia. Eu me vi num espelho de corpo inteiro quando esta usando menos do que um maiô – e fiquei revoltada. Resolvi então fazer algo a respeito, e fiz.”

No dia anterior eu havia conversado sobre esse mesmo assunto com o Dr. Kristian Hansson, diretor de fisioterapia no Hospital de trauma e para pessoas com necessidades especiais em Nova York. Ao falar sobre deformidades como postura encurvada, ombros caídos, peito chato, abdômen protruso que surgem com a idade, ele disse:

“Na juventude o corpo é largo no tórax e estreito no abdômen, mas à medida que a idade avança, ele se torna estreito no tórax e largo no abdômen. Se trabalharmos para evitar isso, o que podemos fazer através do exercício, nossos corpos levarão as linhas da juventude para a velhice. O abdômen possui músculos potentes, quatro camadas desses músculos, que atravessam o abdômen horizontalmente, verticalmente e obliquamente. Imagine só que espartilho! As mulheres que mantém esse espartilho forte e flexível como na juventude não precisam de nenhum outro. Mas quando esses músculos se tornam flácidos, todo o corpo se enverga. Podemos corrigir essas anormalidades em praticamente qualquer idade.”

Eu olhei agora para o homem que tinha vindo para ver, Joseph Pilates, a prova viva da verdade dessas afirmativas. De pé ali vestido no seu calção, ele aparentava vinte e poucos anos, mas ele me assegurou ter 54 anos e eu não conseguia acreditar. Pilates criou um sistema de exercícios ainda usado pela polícia de Hamburgo; foi pintado e esculpido por inúmeros artistas famosos, e consegue fazer mais com uma mão do que muitos campeões com o corpo inteiro.

“Esportes são maravilhosos para a constituição geral,” diz ele, “mas tem pouco valor para corrigir o que está errado com o corpo – e existe algo de errado com praticamente todo mundo. ‘Exercícios corretivos” são a única maneira de desenvolver um corpo bonito, forte e jovem. Os médicos concordam conosco neste aspecto.

Segundo os médicos para as nossas deformidades existe uma causa e uma cura. Nossos corpos geralmente se deformam devido à má postura; e para obter a postura correta apenas uma ordem (temos a autoridade de Pilates para isso) é necessária: “contraia o abdômen.”

Veja a descrição de um homem ou mulher de meia idade: Cabeça pra frente – duas ou três polegadas afastada do alinhamento com a coluna; ombros caídos, peito escavado, costas curvadas para frente notadamente na altura da cintura, abdômen protuso. Praticamente todos os defeitos do indivíduo, numa última análise, se resumem numa questão de coluna reta como é visto em crianças normais. Para corrigir a coluna o temos que fazer, basicamente, é “puxar o abdômen para dentro.”

Parece simples, não é? Mas deve ser feito de uma maneira especial. Os quadris devem ser jogados para frente; o abdômen inferior contraído forçando, assim, a elevação do peito e da cabeça, sem levantar os ombros – e esta postura deve ser mantida pelo maior tempo possível. Alguns outros exercícios corretivos devem ser feitos diariamente, se você tiver qualquer interesse em ter um corpo de 20 anos aos 50 anos de idade. Aqui está um exercício recomendado por Pilates: Deite-se e tente fazer com que a extensão completa da coluna toque no chão, assim como os ombros e braços, estendidos acima da cabeça. Você não vai conseguir, mas o que conta é tentar. Com os braços estendidos acima da cabeça, levante o tronco l-e-n-t-a-m-e-n-t-e, mantendo as pernas no chão e os joelhos retos. Á medida que levanta, os braços descem lentamente para formar ângulos retos com o tronco, dedos dos pés apontados para frente e o queixo desce para encostar no peito. Agora, sentado e ainda com as pernas retas, tente tocar os dedos dos pés com os dedos das mãos. Continue tentando. Eventualmente você deve conseguir tocar os pulsos nos dedos dos pés e a testa nos joelhos. Agora vá para trás lentamente, queixo para baixo, braços levantando. A coisa toda constitui um movimento de rolamento – e não irá corrigir apenas a postura incorreta das costas, como também do abdômen e cabeça.

Pilates recomenda que nenhum exercício deve ser realizado sem a liberação de um médico. Problemas cardíacos, hérnia, etc., podem desaconselhar alguns exercícios. De qualquer modo, por mais que os exercícios corretivos possam fazer por você, seus hábitos diários de andar, respirar, sentar e ficar de pé podem fazer ainda mais. “Digamos que você esteja no cinema, ou no escritório – ou na máquina de escrever na mesa da sala – tudo o que precisa fazer é sentar o mais para trás possível na cadeira, pés apoiados no chão, joelhos dobrados em ângulos retos e repetir frequentemente para si mesmo: ‘Contraia o abdômen,’ e faça mantendo pelo maior tempo possível. Ou está andando pela rua, olhando vitrines. Pare para olhar uma vitrine, não para reduzir sua resistência à tentação de comprar, mas para observar sua postura refletida no vidro. Na maioria dos casos a postura não estará correta de uma vitrine para a próxima. Mas corrija todas as vezes – contraindo o abdômen e mantendo a contração pelo maior tempo possível. Conte seu tempo. Serão apenas alguns segundo no início, mas mantenha a contração por algumas contagens a mais cada vez até conseguir contar até cem. Com cada esforço os músculos se tornarão mais fortes e ‘crescer’ se tornará um hábito.

“Você está esperando o ônibus. Esse tempo não precisa ser desperdiçado. Você pode fazer seus exercícios sem atrair a atenção da polícia. A maioria das mulheres fica de pé sustentando o peso sobre uma perna com o quadril jogado para o lado – alguém disse a ela que é bonito. A maioria dos homens fica de pé com as pernas afastadas, mãos nos bolsos, barriga para frente – pensando que estão transmitindo confiança; mas na verdade estão apenas se cansando. Ao invés, tente isso: descanse o peso sobre os dois pés igualmente, calcanhares juntos, dedos dos pés afastados. Não permita que os joelhos arqueiem nem empurre-os para trás. Eles são como um mastro de bandeira, passando o peso suavemente de um pé para o outro, sem jogar o quadril para fora. Vez ou outra levante o pé que não está sustentando o peso e balance ele de uma lado para o outro, sempre mantendo o abdômen contraído.

“Quanto pode ser alcançado pelo hábito diário é demonstrado pelos orientais que habitualmente sentam de pernas cruzadas no chão (a melhor de todas as posturas sentadas). Eles têm costas retas e um elegante caminhar. A praia é um excelente lugar para treinar essas posturas corretivas. Sente-se de pernas cruzadas na areia, costas retas e tente se levantar desta posição dozes vezes sem tocar as mãos no chão, mas mantendo-as estendidas à sua frente. No ambiente livre e fácil da praia, até comportamentos mais excêntricos do que este passam sem comentários; mas você pode fazer isso na privacidade do seu quarto se preferir.

“Até os 80 anos de idade, todos devem ser capazes de tocar o chão com as palmas das mãos sem dobrar os joelhos; e para que possam fazer isso, eu aconselho que comecem agora, quer tenham seis meses ou 60 anos de idade, a andar pela sala de quatro como um animal, palmas abertas e apoiadas no chão, joelhos retos.”

Contudo a principal ordem de Pilates é: “Contraia o abdômen.” Diga isso a si mesmo uma dezena, uma centena de vezes durante o dia, até que esta contração se torne um hábito e desça para o seu subconsciente onde sua respiração é controlada. Cada vez que o fizer você estará mais perto de ter uma postura jovem e saudável e um caminhar digno da realeza.

por Marie Beynon Ray
Fonte de Pesquisa : 1934, The Crowell Pub. Co., 250 Park Ave., Nova York (Collier’s, 18 de agosto de 1934) 


quinta-feira, 7 de março de 2013

Sara Tavares Nha Cretcheu Alive in Lisboa


Sem nunca perguntar se queremos aprender, todos os dias a vida nos dá lições. É um curso superior, de formação contínua, do qual ninguém sai licenciado.
LCB

domingo, 3 de março de 2013

Maria de Medeiros O que sera de Chico Buarque en castellano


 Esta canção está na ordem do dia: o que será, que será  que anda nas cabeças e na bocas, o que não tem arranjo  nem nunca terá, o que não tem governo nem nunca terá, o que não tem censura nem nunca  terá,  o que não tem decência nem nunca terá o que não tem vergonha nem nunca terá, o que não tem juízo, o que não  faz sentido...o que será?

 Fabulosa, espantosamente envolvente, a  forma como Maria de Medeiros transmite o recado de Chico Buarque! A melhor a que já assisti.
  

sábado, 2 de março de 2013