domingo, 27 de janeiro de 2013

Mat Chest Lift with Rotation: directions by Rael Isacowitz



Pay attention to Rael's precise cueing on this exercise.


“Então isto é que é Pilates? Toda a gente conhece este exercício!" Sim, mas quantos já o executaram pensando no que estão a fazer?

Em ginásios, nas escolas, na rua em vídeos na internet, reparo como este conjunto de movimentos é realizado de forma automática: a respiração é completamente ignorada; os empurrões no pescoço, nos ombros, nos glúteos, nas pernas, são usados como substitutos da imprescindível mobilização e rotação na coluna torácica; ignora-se a fundamental estabilidade pélvica; descura-se a necessidade de isolamento… O corpo oscila para todos os lados…Que desorganização! Quanta tensão acumulada! Até dói!

Pois dói, dói tudo o que foi forçado e o trabalho dos músculos abdominais oblíquos, dos músculos da cintura em "V" ( objectivo deste exercício) não se vê, não se sente, fica diluído, para não dizer perdido. A consciência, o controle do movimento, transformam qualquer actvidade física. O exercício realizado de "dentro para fora" é a essência das disciplinas corpo-mente de que o Pilates faz parte.
Rael Isacowitz é um dos melhores professores de Pilates do mundo, considerado o sucessor que Joseph Pilates. A excelência das suas orientações é uma das razões para o reconhecimento do seu mérito. Orientações, essas, que só são possíveis, porque este professor tem anos de estudo e experiência: treina, em si mesmo, o que ensina aos seus alunos. Qualquer professor de Pilates quer e deve poder transmitir aos alunos "dicas" precisas para que os exercícios sejam realmente eficazes. Não se pratica Pilates copiando alguém, vendo como esse alguém faz.
  Várias são, assim, as razões que me levam a  publicar também aqui este vídeo com um exercício tão vulgarizado e aparentemente tão simples. Ouvindo e tentando seguir as sugestões e ensinamentos de R.Isacowitz,todos os movimentos serão eficazmente executados 

 Repetições: 12, no máximo.

"Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correcta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”
”Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo"
Joseph Pilates




L.C.B.

Sem comentários:

Enviar um comentário