segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Documentário sobre Joseph Pilates, a criação e implementação do Método Pilates - Parte 3


Retorno de Pilates à Alemanha:
  Conhece Rudolf von Laban,dançarino, coreógrafo, considerado como o maior   teórico da dança do século XX,( dedicou a sua  vida ao estudo e sistematização da linguagem do movimento), que incorpora técnicas de Pilates nas suas aulas.
 Convite do governo para treinar exercito alemão. Recusa ou (noutra versão) abandono do cargo ao fim de pouco tempo.
Emigra para EUA. Durante a viagem conhece a mulher, Clara , educadora de infância, que sofria de artirite.Joseph Pilates interessou-se pela doença dela e treinou-a procurando melhorar a sua condição física.      
Clara e Joseph estudio em NY , no mesmo edifício  do NY Citty Ballet . Vários bailarinos de renome reconhecem  e comprovam os benefícios do método:  desenvolvimento da força muscular, controlo corporal e flexibilidade. Ao mesmo tempo , os exercícios nos aparelhos  mostrou-se eficaz na reabilitação das lesões típicas da dança
O Metodo Pilates começa a ser comhecido e reconhecido fora do mundo da dança: é procurado por pessoas  de outras áreas e profissões, sem e com limitações físicas que pretendem melhorar o seu condicionamento, a sua aprência ou controlo corporal.


 Notas: a) As Partes 1 e 2 e deste documentário podem ser vistas nos posts imediatamente anteriores.  


             b) Trata-se de um trabalho que tem interesse do ponto de vista histórico, também  pelos filmes e fotografias que contém. Grande parte da vida de Pilates( entre a infância e a idade adulta, até  por volta dos 32 anos)  é desconhecida e obscura.

 Existem  trechos que poderão ser considerados inexactos, tanto mais que Pilates não deixou quase nada escrito. Por exemplo, o episódio em que se  relata que Pilates  recusou o convite para treinar o exército alemaõ. Há quem , v.g.Jennifer Pilates (http://www.jenniferpilates.com/ ), afirme que ele aceitou o convite.
         
             c)  O documentário não está completo. Resolvi publicá-lo mesmo assim, na esperança de que,em breve, seja finalizado.  


  

Sem comentários:

Enviar um comentário